Simplificando Ainda Mais o Setup de Projetos

Jun 6, 2018 00:00 · 463 words · 3 minute read Desenvolvimento GitHub Ferramentas

by Lucas Abreu

Simplificando ainda mais o Setup de Projetos

Agora simplificando GitHub, GitLab e Trello

English version: click here

Ano passado nós criamos um script simples para auxiliar no setup de projetos no GitHub, ele atendeu bem as nossas necessidades para os novos repositórios que criamos no GitHub.

Porém também trabalhamos com outras ferramentas para gerir os nossos projetos, como o GitLab e o Trello, mas não fizemos um script semelhante para eles.

Agora no inicio do ano criei um novo script para realizar o setup dos projetos no GitLab, que é basicamente uma cópia com os endpoints do GitLab.

Ao começar a trabalhar no script para o Trello acabei me deparando com um problema, diferente do GitLab e GitHub ele não oferece um sistema de tokens para serem usados em scripts. Mas isso não impede integrações com o Trello, apenas é necessário usar o processo de autenticação deles (lembra OAuth, mas muito mais simples).

Eu poderia criar um script que usasse o token retornado por esse processo, porém isso exigiria que o usuário usasse o navegador para autenticar e depois informasse no script ou abrir a tela durante a execução do script.

Não gostei muito da ideia parecia muito com uma gambiara, digo, artifício técnico.

Procurando uma outra solução resolvi criar uma SPA para fazer o setup dos projetos com base no Coderockr Way, dessa forma quando fosse necessário fazer o setup de um projeto não precisaria nem da minha máquina, poderia fazer direto do celular por exemplo.

Aproveitei e além do Trello essa SPA também iria cobrir o GitHub e o GitLab, sendo uma solução completa para as ferramentas que usamos hoje.

Então encontrei outro problema, quando comecei a desenvolver a integração com o GitHub e GitLab seria necessário usar a autenticação por OAuth que exige um callback e tratamento em um backend. Isso queria dizer que precisaria também de um servidor para realizar as autorizações, não poderia ser simplesmente um GitHub Pages ou S3 servindo a SPA.

Para minha sorte eu já estava usando um outro serviço de gerenciamento de páginas estáticas, o Netlify! E convenientemente ele possui um feature chamada OAuth Providers que pode ser usada para se autenticar contra o GitHub e GitLab (BitBucket também, mas não vem ao caso), além de servir as páginas por HTTPs que é muito bom.

Agora com todos os problemas resolvidos, faltava apenas terminar o SPA e publicar 😄

Agora quando for necessário fazer o setup é só entrar no “Coderockr Way Project Setup”, se autorizar, escolher o projeto na lista (com base na sua permissão) e Aplicar !

De uma olhada em como ficou: https://cwps.lucassabreu.net.br

Para quem estiver interessado em customizar a ferramenta com as próprias labels basta fazer um fork e alterar o arquivo Labels.js e aproveitar 😉

Aqui esta o fonte.

tweet Share