Mercado de Aplicativos: 4 Tendências para 2019

Dec 14, 2018 00:00 · 911 words · 5 minute read Transformação Digital

by Renata Willwock

O mercado de apps está sempre repleto de novidades e para o próximo ano as perspectivas não são diferentes. Esse mercado continuará em expansão, acompanhando a consolidação do crescente uso de celulares e outros dispositivos móveis, como os tablets. Os smartphones, por exemplo, já não são mais acessórios usados apenas para ligações e envio de mensagens. Com o desenvolvimento tecnológico do mercado de aplicativos, esses aparelhos se tornaram presentes em diversas etapas do dia-dia. Por isso, para que sua empresa não fique para trás, o ideal é estar atento às novidades, além de buscar maneiras de se diferenciar enquanto acompanha as tendências. Separamos neste post 4 tendências de como o desenvolvimento e implementação de novas tecnologias e aplicativos podem transformar os resultados da sua empresa. Boa leitura!

1. REALIDADE VIRTUAL E AUMENTADA

Aplicativos de realidade virtual e aumentada vieram para ficar. Uma das maiores sensações de aplicativos desse tipo, aconteceu no ano de 2016 quando o jogo Pokémon Go foi lançado em diversos países. Com isso, adultos e crianças aderiram ao jogo que misturava realidade virtual e aumentada em busca de novos personagens.

A realidade aumentada acontece quando o usuário, com o recurso de um dispositivo, é capaz de visualizar elementos virtuais em cenários locais (reais). Já a realidade virtual ocorre quando uma pessoa entra em um ambiente 100% virtual, com a ajuda de um óculos especial, por exemplo.

As duas tecnologias estão mais relacionadas ao setor de games, mas também estão expandindo no setor varejista. Já existem aplicativos que permitem uma visualização prévia de como um móvel irá ficar em um determinado cômodo de uma casa ou como uma tatuagem ficaria em uma parte do corpo, por exemplo. Ambas tecnologias são capazes de melhorar a experiência do usuário, fazendo com que ele opte de maneira mais natural pela compra.

2. CHATBOTS, INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E MACHINE LEARNING

Os chatbots são softwares que simulam a fala humana e são capazes de conversar com usuários no Facebook e Telegram, por exemplo. Eles ganharam popularidade nos últimos anos e têm sido usados por várias empresas para atendimento de seus clientes on-line, são treinados para dar informações sobre serviços, vender produtos, entregar conteúdo, entre outras funções. Essas ferramentas usam inteligência artificial e estão cada vez mais aperfeiçoadas. Ou seja, muito provavelmente você já conversou com um robô.

Os chatbots são utilizados para diversos canais, seja web, aplicativos próprios e plataformas de troca de mensagens, como o Facebook Messenger, por exemplo. A tecnologia funciona sem uma interface complexa, desenvolvida para que o usuário insira e receba dados específicos. A função dos chatbots é descobrir os desejos do usuário e como irá entregá-los. A linguagem humana é confusa e imprecisa e entendê-la é a responsabilidade do machine learning ou “aprendizado de máquina” e do processamento de linguagem natural, que usa algoritmos para coletar dados, aprender com eles e tomar decisões a partir disso, com a automatização do processo de análise. Um exemplo é a técnica presente na base dos sistemas de reconhecimento de voz de assistentes virtuais como o Google Now.

3. OMNICHANNEL

O omnichannel é um conceito que vem ganhando bastante espaço e nada mais é, do que a integração de todos os canais de compra de uma empresa, com o intuito de garantir uma experiência única ao consumidor. Dessa forma, o usuário pode ser atendido de maneira integrada, com a interação do universo online e do offline, consolidando a experiência de compra. Sendo assim, o atendimento pode iniciar na sua loja física e terminar online, ou ao contrário, iniciar no site da sua empresa e terminar com a compra em uma de suas sedes.

O mais importante é prezar pela eficiência e agilidade, sem perder a qualidade de todos os canais envolvidos. O conceito de omnichannel ainda não é muito usado por grande parte dos varejistas e para que isso seja possível, é necessário que haja:

  • Grande envolvimento de processos logísticos;

  • Estratégias de marketing direcionadas;

  • Sistemas bem definidos.

Por exigir grandes esforços, a implementação desse sistema é mais difícil e demorada, mas é aí que está a grande oportunidade. Aplicativos bem pensados e estruturados, responsivos e leves, são o que esse mercado precisa. Então, se o seu objetivo é aumentar o capital da sua empresa com um app em 2019, essa é uma ótima opção.

4. ON DEMAND

On demand quer dizer “sob demanda“, ou seja, é algo que funciona baseado na necessidade ou na encomenda feita por alguém. Você solicita aquilo que precisa, na hora que precisa, através de aplicativos e sites. Este tipo de aplicativo têm sido bastante procurado nos últimos anos, pelo fato deles tornarem a vida das pessoas cada vez mais fácil. Um bom exemplo é a TV por assinatura, antes um assinante só conseguia assistir aos filmes que estavam na programação dos canais. Hoje, a maioria das operadoras de TV já possuem plataformas de vídeo on demand, possibilitando ao assinante escolher o que deseja assistir, quando e onde quiser.

Aplicativos como Uber, 99, Netflix, Spotify, iFood, são outros exemplos de que é possível ganhar dinheiro atuando em diversas áreas com apps on demand. Sendo assim, se o seu objetivo é estar à frente dos seus concorrentes, essa tendência do mercado de apps pode ser a certa para o seu negócio.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe e nos ajude a espalhar conteúdos de impacto para outras pessoas interessadas em tecnologia.

Tem um projeto para ser desenvolvido? Conte conosco! Somos especialistas em desenvolvimento de softwares sob demanda web e mobile.

coderockr.com
+55(47)3227–6359
contato@coderockr.com

tweet Share