I.A. Inteligência Artificial

Nov 29, 2018 00:00 · 641 words · 4 minute read Transformação Digital I.A.

by Renata Willwock

Estamos vivendo atualmente em uma nova era, na idade da inteligência artificial e não há como fugir disso. A grande maioria das pessoas identifica ou já identificou algo relacionado com inteligência artificial em muitas empresas, segundo Brian Krzanich (CEO da Intel), todas as empresas serão afetadas por esta nova tecnologia, caso contrário não conseguirão adaptar-se à nova realidade a que já assistimos. Com o cessar de 2018, muitos especialistas inclinam-se sobre as principais tendências de I.A. que nos esperam para o novo ano.

Análise de dados mais sofisticada

É preciso que os gestores tenham plena certeza que atualmente os dados são os ativos mais importantes das empresas. Para 2019 prevê-se que a análise de dados tenha uma importância ainda maior e que sejam utilizados aplicações e programas que permitam que os dados sejam analisados de forma mais rápida e automática. O objetivo não é a substituição dos humanos nesta tarefa, mas sim dotá-lo de todas as ferramentas e informações necessárias para uma tomada de decisão mais assertiva. De forma mais rápida e objetiva, será possível automatizar a criação de dados, descobrir tendências e trocar informações entre vários departamentos.

Gêmeos Digitais

Esta é uma solução que visa aperfeiçoar os processos de criação, testes e correções na fabricação de novos produtos. Na prática, os gêmeos digitais são uma cópia de processos que existem na realidade, ou seja, ao mesmo tempo que um produto é criado no mundo físico, o seu desenvolvimento também acontece no mundo virtual. Desta maneira, é possível realizar análises e testes antes do produto ser lançado para o mercado. Veja as principais vantagens desta tecnologia:

  • Redução do tempo de produção

  • Redução de erros

  • Maior capacidade de adaptação

  • Redução de custos

  • Melhor previsão de lucros

  • Melhorias da previsão de riscos

Uso padronizado dos chatbots

Os chatbots são as celebridades da inteligência artificial. Estão conectados à base de dados da empresa e usam de linguagem comum para falar com os clientes. São capazes de reconhecer nomes e números de telefone para prever o comportamento das pessoas atendidas. São sistemas dotados com grande inteligência, que armazenam a informação essencial para poderem encaminhar os clientes para as áreas que eles precisam ser atendidos por um colaborador específico.

Centralização da informação

A inteligência artificial faz com que as empresas interliguem todas as suas informações, o que tem um peso importantíssimo nas tomadas de decisões de gestão e sobretudo para o marketing da empresa. Uma empresa que analisa informação em tempo real e que disponha de todas as informações de negócio importantes em um só lugar, é capaz de tomar decisões mais assertivas, o que aumenta e muito o sucesso do negócio. Aqui na Coderockr por exemplo, desenvolvemos o Planrockr que é uma ferramenta para gerenciamento de projetos de T.I., e as empresas de tecnologia estão buscando muito por este serviço, justamente por fornecer este tipo de informação.

Solidificação da Blockchain

O Blockchain está famoso e sendo usado com frequência, devido ao uso crescente das criptomoedas, mas o seu uso vai muito além disso. Esta tecnologia torna o registo das transações muito mais seguro, inovou na forma de registrar informações, o que proporciona uma nova forma de trabalhar com dados no mundo web. Mas o Blockchain não é utilizado apenas no mundo das criptomoedas. Na área da saúde esta tecnologia também pode ser utilizada, permitindo que haja um registro de toda a movimentação de dados, aumentando ainda mais a segurança dos mesmos.

A inteligência artificial já está por toda parte e não tem como desviar dessa realidade. Se há alguns anos quando pensávamos no assunto, tínhamos uma ideia de um futuro distante, hoje podemos afirmar que a inteligência artificial faz parte do nosso dia-a-dia.

Na Coderockr utilizamos as tecnologias mais modernas do mercado, garantindo aos nossos clientes a melhor experiência no desenvolvimento e uso do seu sistema, aplicativo ou site responsivo.

coderockr.com
+55 (47) 3227–6359
contato@coderockr.com

tweet Share