Escopo Fechado: Porque Não Optar?

Jun 5, 2018 00:00 · 1154 words · 6 minute read Transformação Digital

by Renata Willwock

Motivos que afetam o insucesso do seu projeto digital

O mercado de desenvolvimento de soluções digitais têm frequentemente se deparado com vários problemas ao optar por métodos de desenvolvimento de software tradicionais.

Principalmente quando as necessidades do projeto mudam e os desenvolvedores não tem expertise para atender essas mudanças em curto prazo. E acredite, com certeza as necessidades do projeto vão mudar em algum momento, mesmo você afirmando que hoje é somente isso o que quer em seu projeto.

Se o seu planejamento depende de algo que está em constante transformação, é praticamente impossível manter o planejamento atual a longo prazo, sem que ocorra nenhum tipo de mudanças. Bem diferente do que a maioria pensa, mudar definitivamente não é um problema. Se mudanças são previstas, é porque foi analisado onde algo pode melhorar.

Mas então vem o X da questão, como melhorar, readaptar ou aperfeiçoar se você optou por algo fechado? Trabalhar com** **escopo fechado é isso! É limitar as possibilidades, ignorar a inovação e as mudanças constantes, reduzir o envolvimento entre cliente e a desenvolvedora, restringir o acompanhamento do cliente ao projeto, até que esteja pronto como firmado no início do “contrato”.

Por que ainda muitas empresas acreditam ser mais vantajoso?

Ao contratar uma empresa para desenvolver seu projeto, você quer saber no que está investindo e quando isso estará “pronto”.

No escopo fechado, tudo o que será criado, quanto será investido e quando o desenvolvedor irá entregar seu produto, são informações e decisões tomadas no início do contrato. Você acredita estar tomando a decisão certa, acredita que desta maneira estará protegido de surpresas e que não haverá mudanças na entrega do projeto, mas é aí que você se engana.

Apesar de você ter listado como você quer exatamente sua solução digital, você dificilmente terá ela funcional e viável no seu planejamento. Isto, por alguns motivos:

  • Você não pode prever como o desenvolvimento do software irá acontecer. Nenhum software é igual ao outro, não existe software igual, como um modelo para ser copiado, todo processo é de descoberta, cada projeto é único!

  • Você sabe as funcionalidades que quer, mas até testar, você não saberá quais as funcionalidades precisará realmente considerar.

  • O software não termina depois de “pronto”, porque “pronto” não existe para o que está em constante transformação, o avanço da tecnologia não para!

  • Como você pode prever o quanto será investido no total, se você não sabe o que precisará aprimorar ou corrigir depois do projeto “finalizado”?

  • E o prazo de desenvolvimento? Infelizmente o modelo de escopo fechado com um tempo determinado (fechado), acarreta quase sempre em atraso no projeto.

Com o escopo fechado você recebe o seu projeto no final do prazo estipulado, com pouca ou nenhuma interação, durante o desenvolvimento, entre a desenvolvedora e cliente. Afinal, vocês já acertaram todos os detalhes no fechamento do contrato. Além desses pontos negativos, ainda há outros grandes motivos que levam ao insucesso os projetos em escopo fechado.

O grande intervalo de tempo entre o esclarecimento do cliente e a entrega de produto final

Aí está a grande armadilha, não há como criar algo estabelecido meses antes em um universo criativo, sem que não haja nenhuma modificação ou obstáculos. E dificilmente você receberá algo 6 meses depois por exemplo, sem desejar nenhuma modificação. Sempre haverá onde melhorar, e é neste momento que entra o primeiro problema. Como você optou por determinado valor para o desenvolvimento do seu software, o que surgir a partir deste instante é outro item, portanto, um novo valor (orçamento) a ser investido.

O acompanhamento do cliente no desenvolvimento do projeto

No formato de escopo fechado, as metas são definidas no início do projeto e a partir daí, não há interação constante entre empresa e cliente. Não é levado em consideração o que o cliente pode contribuir para o projeto e sim o que foi definido pelo escopo com o valor afirmado.

Dessa forma, possíveis erros ou obstáculos são percebidos tardiamente e geralmente acabam causando transtornos para o cliente que esperava receber o software em determinada data, com determinadas funcionalidades e isso acaba não acontecendo. Isto por falta de comunicação, ou por interpretação errada sobre o que o cliente queria.

Com as atuais metodologias de desenvolvimento de software, dificilmente ocorrem problemas desse tipo, pois há uma interação constante com o cliente, corrigindo e aprimorando o que se observa necessário. E isso, colabora diretamente com a antecipação de possíveis erros futuros, formando uma parceria confiável entre os integrantes da equipe de desenvolvimento e o cliente.

Os desenvolvedores não têm a autonomia no projeto

Em muitas empresas de desenvolvimento, infelizmente, ainda é comum os desenvolvedores não possuírem autonomia alguma sobre os projetos. É comum receberem um layout pronto para programarem em cima do que já foi pensado, sem que os gestores levem em consideração as funcionalidades e a melhor forma do seu software ser desenvolvido, tarefa esta que cabe ao desenvolvedor realizar, pois é ele que está com a “mão na massa” e sabe o que pode se adaptar melhor.

Empresas que trabalham com métodos atuais, como as metodologias ágeis, investem na interação constante entre o time de desenvolvedores e o de designers. Ambos buscam os melhores resultados para o sucesso dos seus clientes, o que realmente importa! Pois querem o cliente com eles por muito tempo.

Trabalhar com o escopo fechado é ainda assumir, que todas as necessidades do cliente foram totalmente compreendidas e não terão mudanças até o término do projeto, que levará semanas ou meses para ser concluído. Correndo o risco de chegar na entrega e o projeto não ser nada ou praticamente nada do que o cliente esperava.

Equipe de desenvolvimento de software ágilEquipe de desenvolvimento de software ágil

Em um cenário atual de desenvolvimento, as metodologias ágeis têm sido amplamente associadas a maior qualidade dos projetos, com o melhor envolvimento entre empresa e cliente e entregas frequentes e satisfatórias.

Isto acaba contrastando drasticamente com os métodos tradicionais de desenvolvimento, que possuem modelos de escopo fechado, associados a maiores riscos de atrasos e o serviço de má qualidade.

É claro que há exemplos de projetos de software bem sucedidos ou mal sucedidos, tanto com as metodologias tradicionais quanto com metodologias ágeis. Cabe a cada gestor buscar o caminho que favoreça seu negócio. Por isso, é importante ter muito bem definido os objetivos do seu projeto, as necessidades a serem atingidas, a realidade do seu negócio e além disso tudo, conhecer a empresa e o método de trabalho que será utilizado, porque de fato, isto interferirá diretamente no resultado do seu projeto, podendo levá-lo ao fracasso ou ao sucesso.

Se você está em busca de uma empresa que trabalhe de forma eficaz e traga resultados positivos, nós da Coderockr podemos te ajudar, pois em 8 anos de serviços prestados no desenvolvimento personalizado, utilizando de métodos ágeis e com entregas constantes, temos orgulho de continuarmos com clientes que se renovam a cada nova fase do seu software com o nosso apoio.

coderockr.com
+55 (47) 3227–6359
contato@coderockr.com

tweet Share