Entenda a Diferença de um Software Customizado e um Software Pronto

Aug 10, 2018 00:00 · 674 words · 4 minute read Transformação Digital

by Renata Willwock

Um software pode ser desenvolvido para uma área de mercado ou customizado para atender uma necessidade específica de negócio. Neste último caso, o desenvolvimento é adaptado a empresa, compreendendo os desejos de seu cliente e criando áreas específicas para atender 100% a demanda em questão.

Um software pronto “de prateleira” é mais fechado, geralmente desenvolvido de maneira genérica para atender o maior número de situações de negócios possível, utilizando um modelo específico.

Neste caso ao ter de se adaptar ao software, a empresa acaba tendo de mudar a maneira como opera no seu dia a dia, e isso é quase sempre uma experiência negativa para a satisfação do cliente.

Algumas vantagens de se customizar o software

1. Telas flexíveis, que falem a língua da empresa

A customização do software permite chegar na raiz do problema, indo diretamente ao ponto que é necessário trabalhar, sem abrir espaço para dúvidas.

É possível diminuir muitos erros apenas fazendo com que as telas interajam diretamente com o usuário, utilizando uma linguagem para aquele ramo de atividade e com a clareza para aquelas pessoas que irão operar o sistema, retirando completamente as informações genéricas.

2. Sinergia entre software e departamento

Quando um processo comercial se inicia, por exemplo, espera-se que o software seja capaz de identificar cada detalhe do pedido de compra, do produto e comprador. Em alguns casos, dependendo do segmento, o processo de venda pode ser realizado de uma maneira bem específica.

Nesse cenário, um software customizado provavelmente atenderá esta demanda de maneira automatizada, levando em consideração que o sistema estará adaptado para a rotina da empresa, identificando assim, cada item do processo sem a necessidade de demais intervenções.

Ainda é possível desenvolver sistemas que atendam cada departamento da empresa separadamente, como RH, marketing, atendimento e assim por diante. Compreendendo cada setor da empresa em sua necessidade, é possível otimizar a comunicação entre essas áreas.

3. Correção de bugs em tempo real

Quando se faz uso de um software customizado, a identificação e correção de bugs (como problemas sistêmicos até mesmo comportamentos inesperados em relação ao negócio) ocorre com mais facilidade.

Se existir uma equipe de desenvolvimento responsável por essa customização, a solução de problemas pode ser feita na mesma hora em que ele for constatado.

Identificando as particularidades de cada grupo de usuários, este tipo de atividade pode fornecer um dinamismo muito grande ao software, permitindo que ele evolua continuamente.

4. Economia a longo prazo

Muitas empresas acabam optando pelo software pronto por causa do tempo de implantação e de seu preço, muitas vezes menor. Mas o que acabam não percebendo inicialmente, é que isto acaba fazendo com que elas gastem ainda mais tempo e dinheiro usando esta opção de softwares.

Em um determinado momento, estes softwares ficarão defasados, e não conseguirão atender o negócio como um todo, até porque ele tende a se modificar para se adaptar a diferentes tipos de necessidades ao longo do tempo.

Com um software customizado, é possível realizar a evolução contínua, onde a cada nova necessidade, uma adaptação é realizada.

Se a empresa optar por SaaS (software como serviço) por exemplo, este tipo de atualização pode ser feito sem que ninguém lá dentro precise parar seus processos ou serviços.

5. Novas perspectivas

Escolher por uma solução customizada faz com que a empresa participe de todo o processo de desenvolvimento do seu software, desde a sua concepção até a entrega do produto funcional. Isto permite que insights ocorram durante esse processo, e que ao serem identificados, podem ser implantados prontamente, enriquecendo a forma como a empresa lida com o seu sistema.

Quanto mais específico o segmento de mercado, mais focado é o software para a gestão. Não optar por soluções que sejam adequadas e adaptadas ao negócio da empresa podem deixar enormes lacunas abertas e prejudicar a sua gestão.

Nós da Codercokr somos especialistas no desenvolvimento de sistemas e aplicativos customizados conforme a necessidade da sua empresa e negócio. Entre em contato e consulte como podemos ajudar a personalizar a gestão da tecnologia da sua empresa.

coderockr.com
+55 (47) 3227–6359
contato@coderockr.com

tweet Share