Android x iOS: 6 Pontos Essenciais no Desenvolvimento de Aplicativos

Apr 16, 2018 00:00 · 770 words · 4 minute read Desenvolvimento Transformação Digital Mobile

by Renata Willwock

O mercado de aplicativos para celulares é um dos mais rentáveis, a maioria das empresas já entendeu que é fundamental ter um bom produto mobile para atender cada vez melhor seus clientes. Isso significa que a demanda por mão de obra qualificada é crescente, como também a busca por uma fábrica de software, que se compromete a longo prazo com o sucesso do seu produto, desde sua criação a manutenção dele, com todas as melhorias e inovações.

Atualmente o mundo dos smartphones está dividido entre Android e iOS e segundo uma recente pesquisa divulgada pelo Gartner, 99,9% dos novos aparelhos são Android ou iOS.

Mas a verdade é que existem alguns pontos em que todos que pretendem desenvolver um app precisam estar atentos, independente do sistema. São itens extremamente essenciais para o momento do mercado tecnológico, e que mudam a percepção do usuário e ajudam o app a se destacar entre os constantes lançamentos.

Confira nossa lista e entenda, que independente de ser mais fã da Apple ou do Google, algumas regras são universais:

1 . Resolva um problema da vida real

Quando for pensar na ideia do seu aplicativo, procure inspiração nas questões do dia-dia do seu negócio ou empresa. Exemplos de sucesso: Se existisse uma forma mais rápida de contratar um serviço, chamar um carro, ou pedir comida? Apps como iFood e Uber surgiram a partir desse pensamento tão corriqueiro e útil. Observe a rotina da sua empresa, dos colaboradores e o feedback dos seus clientes por melhorias, lembre-se que os clientes fornecem muitas idéias e de graça. Após ter prestado atenção nestes casos, tente resolver pelo menos um de seus problemas com o seu novo aplicativo.

2 . Garanta a usabilidade

Se uma pessoa instala um novo aplicativo, mas não entende logo no início como ele funciona, muito provavelmente ela irá desistir. Segundo o Google, 25% dos aplicativos são usados uma única vez antes de serem desinstalados do aparelho. Para o seu app não fazer parte dessa estatística, opte pelo mínimo possível de etapas no funcionamento inicial e garanta que ele responda de forma clara a todas as ações do usuário, neste caso menos é mais sempre.

3 . Certifique-se da agilidade

Cinco segundos e tem que funcionar! Esse é o tempo que as pessoas consideram aceitável para um app abrir. A agilidade é importantíssima, pois na era do “fast” e as coisas acontecendo à todo vapor, as pessoas não têm muita paciência e desistem do app em tempo recorde se ele não entregar rapidamente o que o usuário está pedindo.

4 . Aproveite do uso instintivo

Quando você vê um símbolo de lixeira na tela, o que entende? Que é uma ação para deletar algo. Este é um símbolo que se tornou universal e já faz parte da cultura da Internet. Na troca de ideias com seu fabricante de software/apps, aproveite este conhecimento utilizando os símbolos universais para tornar a usabilidade ainda mais instintiva. As pessoas sempre buscam alguma familiaridade, quando se deparam com o novo, na tecnologia não é diferente.

5 . Foque sempre no objetivo

Como falamos anteriormente, as pessoas têm pressa ou não têm tempo suficiente. Ser direto, e passar apenas as informações que o usuário realmente precisa, ajuda e muito o app a ser mais assertivo e consequentemente mais rápido. Você vai ter ideia e vontade que o app do seu negócio tenha várias operações diferentes, porém cuidado com o excesso de animações e textos. Foque naquilo que é realmente essencial e que atenda ao pedido do seu usuário, nesta fase a consultoria da Fábrica de Software ou Software House é decisiva, pois é ela que irá lhe fornecer o norte para o que é mais viável conforme o seu negócio.

6 . Valorize as funcionalidades essenciais

Hoje em dia as coisas mudam rapidamente, e o app precisa se adaptar, neste caso o melhor a fazer, é a escolha por desenvolver um MVP (produto inicial mais simples somente com as funcionalidades essenciais) e ir ajustando conforme vão surgindo as necessidades. Muitas vezes desenvolver um produto que você considera completo não acaba sendo exatamente o que o usuário precisa e há desperdício de recursos. Por isto, é mais assertivo ir iterando e melhorando aos poucos conforme o feedback dos usuários.

As dicas acima são válidas para o desenvolvimento em qualquer plataforma. Porém sabemos que iOS e Android têm usuários com perfis diferentes, mas esses são itens valorizados por qualquer pessoa.

Agora que você já está munido de informações chave para a criação do aplicativo ideal para o seu negócio, entre em contato conosco e conte-nos o seu projeto.

coderockr.com
+55 (47) 3227–6359
contato@coderockr.com

tweet Share