Por que não Temos Equipes Remotas na Coderockr

Jun 7, 2017 00:00 · 454 words · 3 minute read Carreira Trabalho Remoto

by Elton Minetto

Recentemente lançamos nosso plano de carreiras e no Twitter o grande @femontanha levantou um ponto interessante:

Como é um assunto relevante achei legal escrever um post explicando os motivos de não termos equipes remotas na Coderockr. São dois fatores, que vou chamar de “Fator Matemática” e “Fator Pessoas”.

O Fator Matemática

Atualmente a Coderockr é uma empresa de serviços então, resumidamente, o que entregamos são horas de desenvolvimento. O valor/hora que cobramos precisa ser competitivo com o mercado e também cobrir todos os custos da empresa. E deve sobrar uma margem de lucro, para podermos reinvestir na empresa e continuarmos no mercado, fazendo o que amamos.

Como nossa “matéria prima” são as pessoas, a maior fatia dos custos são com a equipe. Ao definir os nossos salários baseados no custo de vida e mercado de Joinville e região conseguimos pagar um valor justo para a equipe e ainda sermos competitivos e atrativos para os clientes. Esta matemática começa a ficar complexa se formos pagar valores justos para equipes morando em locais com custo de vida maior, como São Paulo.

O Fator Pessoas

Poderíamos usar o trabalho remoto para resolver o problema da matemática que citei acima. Bastaria vendermos horas calculadas com o custo de vida de São Paulo, por exemplo, e contratar pessoas trabalhando remotamente em locais menores, no interior do país. Pagaríamos valores menores para as pessoas e sobraria uma fatia maior de lucro para a empresa. Funcionaria e não seria errado, desde que feito de maneira honesta com todos os envolvidos. Mas resolvemos ir por outro caminho.

A grande maioria das pessoas que trabalham ou trabalharam na Coderockr vieram de cidades menores. Eu inclusive, que nasci em Chapecó/SC (Vamo, vamo Chape!!!) e vim pra Joinville em 2008. A nossa experiência mostrou o quanto esta mudança causou impacto positivo nas carreiras das pessoas. Sair da zona de conforto, vir para uma cidade maior, com mais oportunidades, maiores desafios, fez uma diferença enorme para as nossas carreiras. E esta diferença é maior nas carreiras que ainda estão se formando. Como a média de idade da empresa fica abaixo dos 25 anos (não me coloquei nesse cálculo…) faz ainda mais sentido.

Por estes motivos nossa política atual é que o trabalho remoto funciona por algum tempo, em períodos que alguém precise estar em outro lugar ou esteja em processo de mudança para Joinville. É comum as pessoas passarem alguns dias ou semanas trabalhando de outra cidade, mas é visível a diferença de ânimo quando estamos todos no mesmo espaço, discutindo idéias e falando sobre nerdices.

Como tentamos sempre melhorar e não existe verdade absoluta e imutável é possível que este cenário mude em algum momento no futuro, mas atualmente esta decisão tem se mostrado funcional.

tweet Share