Iniciando com React - #1 Introdução

Mar 13, 2017 00:00 · 398 words · 2 minute read Desenvolvimento JS React Programação Funcional

by Vinicius Dacal

React é uma biblioteca Javascript do Facebook para a construção de interfaces web. No mercado desde 2013, vem sendo utilizada por aplicações de alto escala. Entre as principais empresas que adotaram e apostam na lib, estão Facebook, AirBnb, Instagram e Twitter. Por muitas vezes mencionado como o V do MVC, o React se propõe a controlar a camada da View, proporcionando total liberdade para o programador tomar decisões em relação ao resto da arquitetura da aplicação.

Interface Declarativa

O React permite que nós construamos interfaces interativas de uma maneira fácil e elegante. Com ele, é possível desenvolver Views que são renderizadas de acordo com cada estado da aplicação. Ele se responsabiliza por renderizar e atualizar somente o necessário, o que lhe dá um ganho de performance em comparação a Frameworks mais antigos que reconstruíam todo o HTML a cada alteração no estado. Sua forma declarativa de criar componentes, torna nosso código mais previsível e fácil de debugar.

Abaixo segue um exemplo da definição de um componente que chamaremos de Button:

Componente Button renderizado.Componente Button renderizado.

Em um próximo post, abordaremos os passos para criar um componente e explicaremos em detalhes cada item que compõe o código acima.

Componentes

Somos levados a repensar o desenvolvimento de nossas aplicações de modo que toda a interface seja baseada em componentes. É possível construir componentes simples que gerenciam seu próprio estado e utilizá-los para compor componentes mais complexos. Desse modo, é possível levar a reutilização de código a um novo nível. A lógica dos componentes é toda escrita em Javascript e não em templates, isso nos permite manter separados o estado da nossa aplicação do DOM.

Segue abaixo um exemplo da definição de um componente GroupButton, que reutiliza o componente Button que vimos acima:

Componente GroupButton renderizado.Componente GroupButton renderizado.

Desacoplamento

Como dissemos anteriormente, o React se responsabiliza somente pela View e não opina sobre o resto das tecnologias utilizadas. Sua natureza síncrona e sua propagação de dados unidirecional, permite que ele seja facilmente integrado a outras libs.

Conclusão

Com essas características, o React se faz uma ótima escolha para construção de aplicações robustas que dependem de manutenibilidade, escalabilidade e perfomance. Inúmeras empresas estão construindo ou migrando suas aplicações para essa tecnologia, por conta disso o mercado tem se mostrado bem aquecido e semanalmente aparecem anúncios de vagas para profissionais que conhecem a biblioteca.

No próximo post aprenderemos a criar a estrutura básica de um projeto React.

tweet Share