Nossas Experiências com Mentoria na Coderockr

Apr 1, 2016 00:00 · 884 words · 5 minute read Carreira

by Elton Minetto

Quero neste post compartilhar uma experiência que estamos fazendo na Coderockr nos últimos meses: um processo de mentorias.

A motivação

Como quase todas as iniciativas humanas esta também começou com uma motivação egoísta: eu quero que a Coderockr seja uma empresa cada vez melhor e mais relevante. Em algum post que eu li algum tempo atrás eu encontrei algo que acho bem importante. Trata-se de uma lista de quatro formas para uma empresa de serviços como a Coderockr crescer:

  • melhores processos
  • automatização de processos
  • melhorar as pessoas
  • melhores clientes

Desde que encontrei essa inspiração eu venho aplicando isso no nosso dia a dia, e a empresa realmente teve uma melhora incrível nos últimos dois anos. Nesta série de vídeos eu citei o que fizemos para melhorar os dois primeiros ítens e neste post vou falar uma das formas que estamos implementando para aprimorar o terceiro. O último item é um resultado dos primeiros, coisa que já foi possível comprovar na prática com nossos clientes.

A inspiração

A minha principal inspiração para este processo veio deste projeto. Além de inspiração estamos usando o seu “guideline”, principalmente esta parte:

Mentor Rules

Trust and Respect your apprentice Listen don’t just hear Help your apprentice define and achieve goals Offer advice, references, resources, constructive feedback Give support when your apprentice succeeds, and when they fail Communicate and make sure you clearly define the skills you wish to pass on

Apprentice Rules

Take responsibility for your career goals Listen and share your desires, needs, and ask questions Incorporate feedback given, otherwise you will not grow Make time for interaction Have realistic expectations and approach the relationship with honesty

Eu marquei os itens que acho mais importantes.

O processo

Por se tratar de uma experiência eu comecei convidando duas pessoas da equipe e aos poucos fomos aumentando e incluindo outros membros. Uma das coisas que eu acho importante é deixar bem claro que isso é opcional, que não é algo sendo imposto pela empresa ou por mim. No primeiro encontro nós conversamos e tentamos definir os objetivos de carreira que a pessoa tem, tanto de curto, médio e longo prazo. É um bom ponto de partida, pois assim eu posso ver até onde eu consigo ajudar a pessoa com a experiência e contatos que eu disponho. Este é um ponto onde a honestidade e transparência são importantes, pois a pessoa precisa se sentir segura para que possa dizer se em algum momento o seu objetivo seja sair da empresa, ou criar sua própria empresa. Eu não vejo isso como um problema, pois acredito que o papel da empresa e do colaborador é trabalharem da melhor forma possível enquanto seus caminhos andarem em paralelo. Se em algum momento estes caminhos se afastarem é algo natural. Ouvi isso de meu primeiro chefe e é algo que eu carrego comigo até hoje. Após este primeiro encontro nós marcamos conversas mensais para acompanharmos o que está sendo feito para alcançarmos os objetivos. Nestes encontros nós anotamos em um Google Docs coisas como:

  • Data do encontro
  • Andamento dos objetivos
  • O que aprendemos nesse período?
  • Novos objetivos (próximo mês)
  • Novos objetivos (médio prazo)
  • Qualquer outra anotação importante que lembrarmos
  • A mentoria está dando certo? Continuamos? Vamos marcar o próximo encontro?

Acho importante manter esse histórico pois assim tanto mentor quanto mentorado conseguem facilmente acompanhar a evolução. Um ponto importante é sempre criar objetivos de curto prazo usando a metodologia S.M.A.R.T (Specific, Measurable, Achievable, Realistic, and Time-bound). Assim podemos facilmente medir o resultado delas no próximo encontro e também compararmos se os pequenos objetivos estão dando passos para alcançarmos os objetivos maiores.

Os resultados

Iniciamos esta experiência 5 meses atrás, mas apesar do pouco tempo já é possível ver ótimos resultados. Por estarmos definindo objetivos S.M.A.R.T é mais fácil acompanhar o progresso das pessoas. Neste período o pessoal começou a postar regularmente em blogs, contribuir com projetos open source, submeter palestras para eventos, ler livros regularmente, etc.

Para mim está sendo algo muito gratificante pois me sinto bem por estar ajudando, mesmo que um pouco, a desenvolver melhores profissionais. O mercado, e a Coderockr!, saem fortalecidos com isso.

O futuro

Por enquanto somos uma empresa pequena, mas o meu objetivo é tornar esse processo parte da nossa cultura. Assim, conforme a empresa for crescendo, as pessoas mais experientes da equipe podem replicar esse processo com as que forem entrando e o ciclo se repete. Gosto de uma citação que encontrei na Star Wars Wiki:

Padawan ou aprendiz Jedi […], era uma criança que começava treinamento sério sob a tutela de um Cavaleiro Jedi[…]

Os Cavaleiros Jedi eram o exemplo da Ordem. Quando os Cavaleiros Jedi mostrassem devoção suficiente e domínio da Força, eles poderiam se tornar Mestres Jedi ou então quando o Cavaleiro Jedi recebia um Padawan e o treinamento deste era finalizado com sucesso, se tornaria Mestre Jedi.

Ou seja, ao poder repassar a sua experiência para outras pessoas você também cresce.

Estou relatando os resultados da nossa experiência na esperança de poder ouvir opiniões e relatos de outras empresas ou profissionais. O que acha desta ideia? Você está fazendo algo parecido em sua empresa?

P.S.: eu estava em dúvida se o nome correto para o que estamos fazendo era “mentoring” ou “coaching”, mas lendo este post me convenci o suficiente para usar o termo “mentoria”.

tweet Share