Aprenda a Dizer NÃO, Você Precisará Disso!

Apr 2, 2016 00:00 · 513 words · 3 minute read Carreira

by Vinicius Dacal

Uma das habilidades mais importantes e que muitas pessoas não a tem, e quando digo muitas pessoas também me incluo entre elas. Acredito que o texto abaixo se encaixa em qualquer área, mas como trabalho com desenvolvimento de software é nesse contexto que o texto será desenvolvido.

Em sua grande maioria, quem trabalha com computadores está acostumado com o título “Garoto do computador”, não importa se você é técnico em informática, se você é programador, arquiteto de software ou CTO de alguma startup, algumas pessoas ainda recorrerão a você quando perderem a senha do Facebook.

Se você trabalha com desenvolvimento de websites ou software, por ser uma área relativamente nova e que contem uma certa complexidade, as pessoas não conseguem imaginar todos os processos que englobam um simples “desenvolvimento de um site”.

Quando você fala que trabalha com desenvolvimento de websites, é natural as pessoas próximas, recorrerem primeiro a ti antes de procurar outra pessoa/empresa.

Muitas vezes, você sabe que você não é a pessoa certa para o serviço, e cabe a você dizer não a elas. Dizer não e explicar o por quê, que seja por você ter habilidades só com programação e não com design, por você já trabalhar oito horas por dia e esse ser o seu limite de trabalho, ou por simplesmente você não querer trabalhar com o serviço em específico. É nessa hora que o poder do NÃO fará falta.

Dizer NÃO é necessário

É necessário e você pagará pela omissão do mesmo. Uma característica evidente de pessoas que não sabem dizer não, é a sobrecarga de responsabilidades. Esses indivíduos estão sempre sobrecarregados de tarefas e isso os afeta muito.

Uma das situações que ocorrem com frequência é você lembrar de todas as coisas que precisa fazer, de todos os compromissos que acabou assumindo, lembrar de todos os prazos que estão atrasados, e ao invés de pegar uma única coisa e tentar resolver, você desiste de tudo e vai assistir uma série, jogar video-game ou fazer qualquer coisa que não esteja relacionada com nenhuma das tarefas, é você entrando em crise e seu cérebro tentando desesperadamente te tirar dela.

Com isso, seus principais objetivos nunca são concluídos, porque eles se misturam as coisas que você não soube dizer não.

Dizer não é sua Obrigação

Sim, é sua obrigação, é ser honesto, porque o que mais acontece nessas situações é você atrasar a entrega, demorar em dar respostas ou até mesmo não entregar.

Reserve os seus SIM’s

você conhece seus limites e sabe o máximo de tarefas que pode fazer durante a semana, estabeleça seus objetivos e reserve tempo necessário a eles, você não conseguirá abraçar o mundo, então escolha com cautela a quem e ao que você dará o seu SIM.

Completar pequenos objetivos te trará mais satisfação do que você estabelecer inúmeros objetivos e deixar todos pela metade, ou não tão bem feitos como você imaginava.

Não tenha medo de dizer NÃO

Explicando a situação a pessoa provavelmente irá entender. O mais importante é ser sincero, principalmente com você mesmo.

Com o tempo você pega o jeito.

tweet Share