Sobre como Começar na Área de Desenvolvimento

Mar 14, 2015 00:00 · 393 words · 2 minute read Desenvolvimento Carreira

by Elton Minetto

Recebi um e-mail essa semana com uma dúvida bem comum, que eu mesmo já passei alguns (muitos) anos atrás:

Bom dia Elton, tudo bem? Trabalho com TI a 4 anos [..], e agora quero migrar para o desenvolvimento. O grande dilema neste momento tem sido a linguagem. [..] estou na dúvida se começo em PHP (que aparentemente é uma ótima porta de entrada para o desenvolvimento) ou Ruby. Ambas as linguagens parecem de curva de aprendizado rápido [..] e gostaria de saber sua opinião sobre vantagens de desvantagens do PHP X Ruby, e no caso se eu optar por PHP quais seriam boas dicas para me tornar um profissional diferenciado no mercado (Estou pesquisando que há a certificação Zend, além do inglês que é fundamental e a questão do OO e padrões de projetos, mais não quero atropelar tudo nesse começo e ir aos poucos buscando esse diferencial) poderia me ajudar com sua opinião?

Obs: editei alguns pedaços para focar na dúvida.

Bom, vamos ver se eu consigo ajudar um pouco…

Algumas coisas que eu vou escrever parecem clichê, mas eu acho que são verdades. O mais importante não é a linguagem ou o framework que você escolher. O importante é você conhecer algoritmos, padrões de projeto, orientação a objetos e o ambiente web (o protocolo HTTP, como funcionam as requisições e respostas, o HTML, CSS, um básico de servidores, etc).

Se você souber bem esses fundamentos você vai se dar bem em qualquer linguagem que escolher. Uma sugestão que eu dou é você olhar o mercado a sua volta para ver onde estão as melhores oportunidades de crescimento. Se for PHP, Ruby, Java ,etc, é uma pista de onde você pode começar a investir a curto prazo. Eu digo isso porque é legal, após ter estudado um pouco destes conceitos que eu comentei, você tentar ir para o mercado. Você vai aprender muito convivendo com outros programadores e clientes, vendo o mundo real. Os livros vão sempre estar do seu lado para tirar dúvidas e aumentar sua bagagem de teoria, mas nada supera a prática.

E para completar a coleção de clichês: divirta-se no processo. Se você descobrir que gosta mesmo da área de desenvolvimento (como eu gosto) isso tudo vai ser uma grande e divertida aventura.

Se você tiver mais sugestões e comentários por favor me ajude a complementar a resposta?

tweet Share