A Importância da Revisão de Código

Jun 5, 2015 00:00 · 272 words · 2 minute read Desenvolvimento Metodologias Clean Code

by Elton Minetto

Em seu famoso artigo “A catedral e o bazar” Eric S. Raymond proferiu:

Dados olhos suficientes, todos os erros são óbvios

Esta frase, que ficou conhecida com a “Lei de Linus”, resume bem o fenômeno do código aberto e como ele mudou a forma como desenvolvemos software.

Na Coderockr adotamos a política de Code Review em todos os projetos. Para cada tarefa/melhoria/bug/feature o desenvolvedor cria uma nova branch no Bitbucket (ou Github se o projeto for open source) e ao final do desenvolvimento ele abre um Pull Request para que os outros membros da equipe ajudem a analisar o código. E o Pull Request só é aprovado quando uma ou mais pessoas aprovam a alteração.

Nós percebemos duas vantagens nesta abordagem. A primeira foi a melhoria do código. Sabendo que outras pessoas vão avaliar seu código a tendência é que o desenvolvedor preste mais atenção aos detalhes. E com mais pessoas analisando o código geralmente encontram-se melhorias ou possíveis bugs antes mesmo do código ir para a fase de testes/homologação.

A segunda melhoria foi a difusão do conhecimento pois agora os desenvolvedores podem acompanhar o que está sendo feito em diferentes partes do sistema, o que é importante em projetos grandes e também ajuda no processo de manutenção futura.

Para facilitar o processo de review nós criamos um Checklist que usamos para analisar os códigos. Além disto estamos sempre avaliando ferramentas que automatizem o processo como Scrutinizer, SensioLabs Insight, Codacy, Code Climate, etc.

A melhoria é um processo contínuo por isso estamos sempre tentando tornar a revisão ainda mais fácil e rápida mas já tivemos ótimos resultados desde que adotamos esta prática.

tweet Share